sexta-feira, 20 de maio de 2011

Paises Populosos e Povoados

Paises Populosos e Povoados

A Europa possui 743,9 milhões de habitantes, incluindo-se a Rússia. É um continente com elevada densidade demográfica, possuindo, em média, 76 hab./km2 e alta taxa de urbanização.

As regiões com mais de 100 hab./km2 estendem-se em duas faixas: a primeirainclui a Grã-Bretanha, o Norte da França, a Bélgica, a Holanda e o Oeste da Alemanha, prolongando-se até o Norte da Itália; a segunda abrange a República Tcheca, a Eslováquia e o Sul da Polônia. Essas grandes concentrações populacionais correspondem às áreas industriais mais importantes.

Atualmente, a população cresce lentamente, pois os índices de natalidade registrados nos países europeus são bastante baixos (inferiores a 20 por mil).

• Países mais populosos: Rússia, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Ucrânia.
• Países mais povoados: Holanda, Bélgica e Reuno Unido.
• Maiores cidades: Londres, Paris e Moscou.
Migrações Internacionais

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Biologia: A circulação e o sistema cardiovascular.




Circulação Sanguínea
Saúde & Qualidade de Vida - Patologia & Nutrição
A função da circulação sanguínea é a de atender às necessidades de todos os tecidos, como transportar nutrientes até os tecidos e também remover daí os produtos de excreção, levar hormônios de uma parte para outra do corpo e manter, em geral, em todos os líquidos teciduais, um ambiente apropriado à sobrevida e função ótimas das células (GAYTON, 2000).
O fluxo por um vaso sanguíneo é inteiramente determinado por dois fatores: (1) a diferença de pressãoentre as duas extremidades do vaso, que é a força que empurra o sangue adiante pelo vaso, e (2) o obstáculo ao fluxo sanguíneo pelo vaso, que é denominado resistênciavascular (GAYTON; 2000).
A aterosclerose éuma doença das artérias, caracterizada pelo desenvolvimento de lesões gordurosas, denominadas placasateromatosas, na parede arterial interna. Essas placas começam a surgir devido à deposição de diminutos cristais de colesterol na íntima e no músculo liso. Com o decorrer do tempo, os cristais crescem e formam cristais muito grandes. Além disso, o tecido fibroso circundante e o músculo liso proliferam, formando camadas adicionais para o crescimento de placas cada vez maiores. A placa, juntamente com a proliferação celular, pode tornar-se tão grande a ponto de a superfície interior do vaso projetar-se profundamente no lúmen, reduzindo de modo acentuado o fluxo sanguíneo, e algumas vezes até causar a oclusão vascular completa (GAYTON; 2000).  
No entanto, a dieta alimentar correta pode manter a homeostase dos vasos, livres de coágulos perigosos, e suficientemente flexíveis para servir de condutores saudáveis do fluxo sangüíneo. Os alimentos fazem isso combatendo o acúmulo de colesterol e outras gorduras do corpo e, acima de tudo, afetando os fatores que provocam a formação de coágulos no sangue.
Alimentos como peixes de água fria (salmão), óleos vegetais, semente de linhaça, nozes, possuem ácidos graxos poliinsaturados, destacando as séries ômega 3 e 6, estão relacionados com a prevenção de doenças cardiovasculares, através da redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol sanguíneo, aumentando a fluidez sanguínea e reduzindo a pressão arterial. Isso porque aumentam as partículas de HDL que possuem uma potente atividade biológica que estão envolvidas propriedades anti-aterogênicas e favorecimento de regressão da placa de ateroma que inclui a capacidade do efluxo do colesterol, atividade antioxidante, anti-inflamatória, antitrombótica e atividade vasodilatadoras (ANJO, 2004).
Outros alimentos também ajudam na manutenção da circulação sanguínea como se pode observar na tabela abaixo:
Tabela 1 - Composto ativo, efeito fisiológicos e principais fontes de alimentos funcionais
Fitoesteróis
Redução dos níveis de colesterol total
e LDL-colesterol
Óleos vegetais, sementes, nozes, algumas frutas e vegetais
Catequinas
Atividade antioxidante, redução do risco
de doença cardiovascular
Uva, vinho tinto, morango, chá verde, chá preto, cacau
Ácidos graxos
Ômega 3 e ômega6
Redução do risco de câncer e de doenças cardiovasculares, redução da pressão arterial
Peixes de água fria, óleo de canola