Para os entusiastas do bom futebol, muitas vezes um belo drible é tão emocionante quando um jogador, numa fração de segundo, consegue movimentar seu corpo, deslocar a bola e se livrar de um ou mais jogadores? E no vôlei? Aquelas bolas velozes, recepcionadas com delicadeza e levantadas com precisão para os atacantes!
Se você não é fã de esportes coletivos, diversas modalidades individuais, dentre ela a ginástica olímpica e os “esportes radicais”, também misturam a beleza e a precisão dos movimentos com a agilidade e a força.
Admirados diante de algumas jogadas, acrobacias e manobras, muitas vezes nos perguntamos: “Como pode?”.
Pode graças à coordenação ou ao controle que o sistema nervoso exerce, recebendo as informações captadas do ambiente externo e interno pelos órgãos dos sentidos e comandando a reação do corpo, tudo ao mesmo tempo.
Além dessas, o sistema nervoso também coordena muitas outras atividades do organismo, como o batimento do coração, a respiração, a eliminação de substâncias por glândulas, entre outras.
O tecido nervoso é formado pelos neurônios, células especializadas na condução de impulsos nervosos.
Os impulsos nervosos são uma mistura de fenômenos químicos e elétricos, que envolvem alguns dos sais estudados durante a digestão e a entrada e saídos desses através das membranas dos neurônios, graças a uma propriedade chamada excitabilidade.
Praticamente todas as células têm essa propriedade, mas algumas, como neurônios e células musculares, são especializadas em responder a tais estímulos.
Os neurônios possuem uma organização especial:
*O corpo celular, onde se encontram o núcleo e a maioria das organelas citoplasmáticas da célula:
*Os dendritos, filamentos menores, geralmente numerosos e muito ramificados, que vão se afinando à medida que se afastam do corpo celular. No entanto, existem dendritos longos com diâmetro uniforme. É através dessa estrutura que as células nervosas recebem estímulo.
*O axônio, filamento único e maior que se ramifica apenas na extremidade. É através dele que a célula nervosa envia impulsos a outras células, em uma conexão com dendritos conhecida com sinapse. Nem sempre o axônio é o filamento mais longo.
O axônio e o dendrito não se tocam. Entre eles, há um espaço microscópico chamado de fenda ou espaço sináptico, onde serão lançadas algumas substâncias, os mediadores químicos ou neurotransmissores.
As células nervosas também formam sinapses com músculos, chamadas sinapses neuromusculares.
Em alguns axônios existe um envoltório chamado estrato mielínico, cuja função é aumentar a velocidade da transmissão do estímulo nervoso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário